O Laboratório CPC possui uma vasta experiência no que respeita o controlo analítico de alimentos e uma diversificada oferta de análises, desde o controlo microbiológico à análise nutricional, determinação de alergénios, entre outros.

Para maior comodidade dos nossos clientes, o Laboratório do Grupo CPC possui técnicos qualificados que se deslocam até si para efetuar as recolhas das amostras. Consulte-nos para mais informações.

Prestamos também serviços de investigação e desenvolvimento nomeadamente de novos produtos, determinação do tempo de prateleira ou otimização do tempo de vida útil.

 

  •  Análises microbiológicas

Na indústria alimentar em todas as fases de produção, transformação e distribuição é necessário garantir a higiene e segurança dos géneros alimentícios.

           


Em várias ocasiões a contaminação não é percetível aos olhos do operador pois é provocada por microrganismos como as bactérias. Estas podem ser nocivas e afetar a saúde do consumidor. Por outro lado, através presença/ausência de determinados microrganismos é possível concluir acerca do grau higiene e asseio ao longo da manipulação dos géneros alimentícios.


Estabeleça parceria com o Laboratório CPC, de forma a garantir a qualidade e segurança dos géneros alimentícios. Estabeleceremos um plano de análises à sua medida!


 Alguns dos nossos pacotes:

Pratos Confecionados

Produtos de Panificação e Pastelaria

Carcaças

Molhos e Especiarias


  • Análise nutricional

A ponderação e seleção consciente dos géneros alimentícios é uma prática cada vez mais comum por parte do consumidor, sendo por isso necessário que no rótulo do produto esteja presente toda a informação que necessita.

Por outro lado, o Regulamento (EU) N.⁰ 1169/2011, de 25 de outubro estabelece novas orientações para a Declaração Nutricional. Se está ao abrigo deste regulamento e/ou pretende realizar análise nutricional a produtos alimentares, contacte-nos!

 

Declaração Nutricional 

Informação obrigatória

Informação facultativa

Energia

Ácidos gordos monoinsaturados

Lípidos

Ácidos gordos polinsaturados

dos quais

– saturados

Polióis

Hidratos de Carbono

Amido

Açucares

Fibra

Proteínas

Vitaminas e sais minerais

Sal

-

  

 

  • Alergénios

Os alergénios são substâncias que provocam alergias e, consoante o grau de intolerância à substância em questão, a reação no Consumidor pela sua ingestão inconsciente poderá variar, podendo ser muito severa.

Segundo a legislação em vigor que define as orientações de prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios, as substâncias ou produtos que provocam alergias ou intolerâncias devem ser indicadas no rótulo, nomeadamente:

  1. Cereais que contêm glúten* (trigo, centeio, cevada, aveia, etc.) e produtos à base destes cereais

  2. Crustáceos e produtos à base de crustáceos

  3. Ovos e produtos à base de ovos

  4. Peixe e produtos à base de peixe

  5. Amendoins e produtos à base de amendoins

  6. Soja e produtos à base de soja

  7. Leite e produtos à base de elite (incluindo lactose)

  8. Frutos de casca rija (amêndoas, avelas, nozes, caju, pistácios, etc.)

  9. Aipo e produtos à base de aipo

  10. Mostarda e produtos à base de mostarda

  11. Sementes de sésamo e produtos à base de sementes de sésamo

  12. Dióxido de enxofre e sulfitos

  13. Tremoços e produtos à base de tremoços

  14. Moluscos e produtos à base de moluscos

 

Pretende aferir se na composição dos seus produtos alimentares se encontra algum destes alergénios? Contacte-nos!

 

 

De salientar a parceria existente com a Associação Portuguesa de Celíacos, sendo o Laboratório CPC o laboratório oficial da APC para deteção e quantificação de glúten em produtos alimentares.

 

 

  • Outras análises Físico-Químicas de alimentos

O Laboratório CPC realiza também análises a azeites (Delta K, índice de acidez, teor de ceras,...) e vinhos (acidez, sulfuroso, entre outros).

Pretende algum parâmetro que não foi indicado? Contacte-nos para mais esclarecimentos!

 

  • Serviços de Investigação
 

Desenvolvimento de novos produtos

O desenvolvimento e lançamento no Mercado de novos produtos é cada vez mais uma técnica de sobrevivência das empresas. Diga-nos que tipo de produto que pretende e dar-lhe-emos uma solução!

 

Otimização tempo útil de vida

A otimização do tempo de vida útil de um produto pode ser realizada por diversos métodos dependendo do tipo de alimento, extensão pretendida e tecnologia que se pretende adotar.

 

  

Determinação do tempo de prateleira

A determinação do tempo de duração de um produto é fundamental para garantir a sua segurança para o consumidor.

 

  

Projetos de IDI em consórcio

Precisa de um parceiro para o seu projeto de I&DT? Quer testar uma nova tecnologia de processamento? Somos o seu parceiro ideal!