O que é a inovação?

A definição mais corrente de inovação diz que “A Inovação corresponde à implementação de uma nova ou significativamente melhorada solução para a empresa, novo produto, processo, método organizacional ou de marketing, com o objectivo de reforçar a sua posição competitiva, aumentar o desempenho, ou o conhecimento”

Quais as fases de um processo de inovação?

O processo de inovação é organizado em quatro fases:
•    Identificação de oportunidades
•    Geração de ideias
•    Análise e selecção de ideias
•    Plano de Inovação

Porquê gerir a Inovação?

O crescimento sustentado de uma empresa assenta, cada vez mais, na sua capacidade de inovar. No entanto, é frequente que as Empresas tenham ideias brilhantes mas que nunca consigam inovar, ou seja, que nunca consigam tirar benefício dessas ideias. Esta situação acontece porque não existem sistemas de gestão que incluam a inovação como um factor de competitividade e efectuem a eficaz gestão da inovação. Os estabelecimento de objectivos, planos de acção e indicadores de controlo permitem às empresas gerir a inovação, acrescentar valor e, consequentemente, gerir eficazmente o negócio.

O que é a NP4457:2007?

Esta norma portuguesa permite à empresas a implementação e certificação de um sistema de gestão da investigação, desenvolvimento e inovação (I&DI).

A implementação de um Sistema de Gestão IDI permite às organizações:
•    Sistematizar as suas actividades de IDI maximizando os benefícios dessas actividades;
•    Planear, organizar e monitorizar as unidades de IDI;
•    Melhorar a sua imagem organizacional;
•    Acompanhar o desenvolvimento tecnológico de forma a antecipar o mercado e identificar oportunidades de melhoria;
•    Integrar a gestão de IDI na gestão da empresa;
•    Melhorar a motivação dos recursos humanos;