Search for:

Segurança Alimentar – HACCP

O método HACCP – Hazard Analysis of Critical Control Points (Análise de Perigos e Controlo dos Pontos Críticos) é um sistema de garantia da qualidade e segurança alimentar que melhora de forma geral a gestão da empresa passando-se de um controlo da qualidade retrospetivo para uma garantia da qualidade preventiva.

A implementação e certificação dos Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar (segundo a metodologia HACCP) traz inúmeras vantagens competitivas para a empresa consolidando a sua imagem no mercado, permitindo a fidelização dos atuais clientes e conquista de novos clientes e mercados; contribui para a resolução ou melhoria de áreas críticas do processo o que reduz as perdas resultantes do retorno ou reciclagem de produtos, inutilização, entre outros, podendo traduzir-se em elevados benefícios económicos.

A conceção e implementação deste Sistema de Segurança Alimentar (HACCP) será fruto de uma análise metódica e pormenorizada de todas as operações que direta ou indiretamente estejam relacionadas com a segurança dos produtos. A implementação é realizada em fases sequenciais e interdependentes suportadas na legislação específica do sector em causa e em conceitos e documentos de interpretação lógica para os seus utilizadores.

Sistemas de Gestão GFSI – BRCGS, IFS, FSSC 22000

O referencial BRCGS foi criado pelos retalhistas do Reino Unido na sequência do Food Safety Act (1990).

Esta legislação obriga a que as empresas do sector alimentar tomem todas as precauções consideradas razoáveis para evitar falhas no desenvolvimento, distribuição, informação ou venda de produtos alimentares ao consumidor.

Em 1998 o British Retail Consortium (BRC) desenvolveu um referencial com carácter obrigatório para todos os fornecedores dos retalhistas do Reino Unido. O BRCGS – Food vai teve a sua última edição (issue 8) e impõe:

  • A implementação de um Sistema HACCP
  • A existência de uma Sistema de Gestão da Qualidade documentado
  • O controlo das infra-estruturas, produtos, processos e recursos humanos.

A existência de fornecedores em todo o mundo originou a rápida adopção deste referencial nos diversos continentes possibilitando uma diminuição do número de auditorias e uniformizando os critérios de avaliação dos requisitos.   O IFS – Internacional Food Standard é um referencial de origem Alemã e Francesa, desenvolvido por duas associações de retalhistas de ambos os países. Principalmente, devido a grupos de retalhistas de origem Alemã e Francesa estabelecidos em Portugal e exigências termos de exportações para esses países. Atualmente na versão 7, o IFS Food impõe:

  • A implementação de um Sistema HACCP
  • A existência de uma Sistema de Gestão da Qualidade documentado
  • O controlo das infra-estruturas, produtos, processos e recursos humanos.

  A FSSC 22000 é um esquema de certificação de segurança reconhecida internacionalmente por ser aprovada pela GFSI.

A norma surge com o objetivo de determinar uma mesma “língua” para segurança de alimentos em todo o mundo, estabelecendo os requisitos necessários para desenvolver, implementar e operar um sistema de gerenciamento de segurança de alimentos.

A sigla FSSC significa Food Safety System Certification que, em português, significa Certificação de Sistema de Segurança Alimentar.

A certificação é aplicável para produtos alimentícios, ingredientes e embalagens, independentemente do tamanho da organização, fornecendo requisitos específicos para cada um dos setores através da categorização:

  • Categoria A: criação de animais
  • Categoria C: fabricação de alimentos
  • Categoria D: produção e alimentação animal
  • Categoria E: catering
  • Categoria F: distribuição
  • Categoria G: serviços de transporte e armazenamento
  • Categoria H: serviços
  • Categoria I: fabricação de embalagens de alimentos e material de embalagem
  • Categoria J: fabricação de equipamentos
  • Categoria K: produção de (bio)Químicos

A CPC possui Auditores Acreditados pelo BRCGS, IFS e FSSC 22000 e que podem fazer o diagnóstico da sua unidade e apoiá-lo na implementação, auditoria e certificação segundo estes referenciais.

Contacte-nos para mais informações!

Links úteis